O presidente da Albânia, Alfred Moisiu, reuniu hoje com o presidente da Assembleia Nacional Turca, Bulent Arinc. Um encontro para reforçar a cooperação bilateral, em que o responsável turco defendeu uma integração rápida da Albânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), da qual este país já é parceiro.
Bulent Aric elogiou o esforço desenvolvido pela Albânia para aproximação ao eixo euro-atlântico, de que é exemplo o acordo de Associação-Estabilização hoje assinado com a União Europeia. Por seu turno, o chefe de Estado albanês agradeceu o apoio turco a uma eventual plena integração da Albânia nas estruturas da NATO.
É esta, de resto, a vontade expressa do Governo albanês. O Presidente Moisiu salientou que a Albânia é importante para a preservação da paz e estabilidade nos Balcãs, justificando assim um papel estratégico deste país na organização.
Na reunião discutiram-se vias de aproximação entre os dois Estados, nomeadamente através do turismo. À cabeça das negociações estiveram interesses económicos mútuos, com ênfase para a assinatura futura de um acordo bilateral de comércio livre.
CORDENADAS ÚTEIS:

Deixe um comentário
Comments feed for this article