2005: O consumo sustentável e a necessidade de aceitar os produtos e serviços sustentáveis são o tema da sétima Jornada Europeia do Consumidor, organizada pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE). 

2002, 15 e 16 de Março: O Conselho Europeu reúne-se em Barcelona, para discutir questões económicas, sociais e ambientais. É dada prioridade à interconexão das economias europeias a nível de mercados financeiros e de redes de energia, dos transportes e comunicações, instando à rápida adopção de legislação para abertura de mercados com este fim e são reforçadas as políticas que têm como objectivo o pleno emprego e o desenvolvimento de uma economia competitiva baseada no conhecimento. A parceria euro-mediterrânica, as relações com os Estados Unidos e com países dos Balcãs ocidentais e a situação no Zimbabwe são referidas e adopta-se uma declaração sobre a deterioração do conflito israelo-palestiniano.

1999: A Comissão Europeia demite-se colectivamente na sequência do relatório do Comité de Peritos Independentes sobre as acusações relativas a fraude, má gestão e nepotismo.

1991: A Alemanha torna-se oficialmente independente, depois das potências vencedoras abdicarem dos direitos obtidos no desfecho da segunda guerra mundial.

1990: Mikhail Gorbachev é eleito primeiro presidente executivo da União Soviética.

1990: A União Soviética declara inváldia a declaração de independência da Lituânia.

1976: O Conselho Europeu elabora uma análise da situação económica da Comunidade com base em dois documentos publicados pela Comissão, um quadro recapitulativo das políticas económicas levadas a cabo em 1975 e uma comunicação sobre o ajustamento das directrizes de política económica para 1976.

1953: O mercado comum das escórias de ferro é criado.

1830: Nasce o escrito alemão, prémio Nobel da Literatura, Paul Heyse. Morreria em 1914.

1545: O Concílio de Trento reúne pela primeira vez.

1147: D. Afonso Henriques conquista Santarém aos Mouros.