2005: Duas semanas depois dos ataques bombistas de 7 Julho, quatro bombas são colocadas no sistema de transportes público londrino. As quatro falham a detonação e todos os suspeitos da tentativa de escapam.

2004: O Governo do Reino Unido publica o documento “Delivering Security in a Changing World“, que prepara uma reforma em larga escala nas forças armadas do país.

2000,21 a 23 de Julho: Decorre, em Okinawa, Japão, a cimeira do G8. Os participantes discutem: a economia mundial, as tecnologias da informação e das comunicações, o desenvolvimento, a dívida, a saúde, a educação, a diversidade cultural, o crime e a droga, o envelhecimento, a biotecnologia e a segurança dos produtos alimentares, o genoma humano, o ambiente, a segurança nuclear, a prevenção de conflitos, o desarmamento, a não proliferação de armas, o controlo do armamento e o terrorismo.

1998: A Áustria ratifica o Tratado de Amesterdão.

1994: Tony Blair chega à liderança do Labour Party, que lhe abre o caminho à chefia de Governo em 1997.

1972: O Exército Provisório da República da Irlanda desencadeia uma série de ataques em Belfast, na Irlanda do Norte, que ficou conhecido como Bloody Friday. 22 bombas explodem, 9 pessoas são mortas e 130 ficam seriamente feridas.

1941: Nasce Diogo Freitas do Amaral, político português, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.

1774: A Rússia e o Império Otomano assinam o Tratado Kuchuk-Kainarji que põe um ponto final da Guerra Russo-Turca, que começara em 1768.