1999, 15 e 16 de Outubro: Um Conselho Europeu Extraordinário reúne-se em Tampere, na Finlândia, acordando orientações e prioridades políticas: em especial, o direito de asilo, a imigração, o acesso à justiça e a luta contra a criminalidade. São também adoptadas decisões para as modalidades de elaboração do projecto de Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

1998: A Comissão Europeia adopta um Livro Verde sobre o combate à contrafacção e à pirataria no mercado interno.

1990: Mikhail Gorbachev recebe o prémio Nobel da Paz pelo seu esforço para aliviar as tensões durante a Guerra Fria, abrindo a União Soviética ao mundo.

1973: O Conselho Europeu adopta um conjunto de medidas para melhorar as relações com o Parlamento Europeu, que prevêem uma maior participação do Conselho nos trabalhos do Parlamento e na conclusão de acordos de comércio, e a melhoria do processo de consulta do Parlamento.

1969: A Comissão Europeia apresenta ao Conselho uma proposta de decisão para dotar a Comunidade dos instrumentos de promoção de uma política de desenvolvimento regional.

1923: Nasce o escritor italiano Italo Calvino. Morreria em 1985.

1917: Mata Hari é executada por um pelotão de fuzilamento, em Vincennes, nas redondezas de Paris. A dançarina fora considerada culpada de espionagem para a Alemanha.

1911: Nasce o escritor português Manuel da Fonseca. Morreria em 1993.

1894: Alfred Dreyfus é preso por espionagem, dando início ao Caso Dreyfus.

1844: Nasce o filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Morreria em 1900.

1815: Napoleão Bonaparte é exilado para a ilha de Santa Helena.

1582: Primeiro dia do calendário gregoriano, introduzido pelo Papa Gregório XIII.