1991: Através de referendo a Ucrânia vota esmagadoramente a favor da independência face à União Soviética.

1990: Ambos os lados do túnel do Canal da Mancha, entre o Reino Unido e a França, ficam ligados.

1989: O Parlamento da Alemanha do Leste abole a cláusula constitucional que garante um papel estatal de relevo ao Partido Comunista.

1989: Mikhail Gorbatchev visita o papa João Paulo II, tornando-se no primeiro líder soviético a visitar o Vaticano desde a Revolução Russa de 1917.

1980, 1 e 2 de Dezembro: O Conselho Europeu reúne no Luxemburgo, toma decisões relativas ao auxílio a conceder à Itália para a reconstrução após o sismo, às relações Este-Oeste, ao Médio Oriente e aos auxílios a conceder à Polónia.

1975, 1 e 2 de Dezembro: O Conselho Europeu reúne em Roma, Itália. São tomadas decisões sobre a eleição do Parlamento Europeu por sufrágio universal, sobre a união em matéria de passaportes e sobre uma única representação comunitária para o diálogo Norte-Sul

1969,1e e 2 de Dezembro: Numa cimeira realizada em Haia, Países Baixos, os chefes de estado e de governo confirmam a sua vontade de prosseguir a evolução gradual para uma união económica e monetária genuína e para a estreita harmonização das políticas sociais que esta união implica. Reafirmam também o seu acordo quanto ao princípio do alargamento da Comunidade

1965: No quadro da segurança social dos trabalhadores migrantes, o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias clarifica que a expressão “prestações em espécie” não engloba as prestações suplementares de pensão destinadas a cobrir uma parte das contribuições para o regime de seguro de doença do titular. Esta decisão é conhecida como Acórdão Dekker.

1964: Entra em vigor do tratado de associação assinado entre a CEE e a Turquia.

1961: A parte ocidental da Nova Guiné torna-se independente da Holanda.

1959: É assinado o Tratado da Antártica, que define o continente como reserva científica, proibindo aí actividade militar.

1919: Lady Astor é a primeira mulher membro do Parlamento Britânico a tomar o seu lugar (eleita a 28 de Novembro).

1918: A Islândia torna-se num reino autónomo, mas mantém-se unido à Dinamarca.

1918: A Transivânia une-se à Roménia, após a incorporação da Bessarabia e da Bucovina.

1918: É proclamado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (mais tarde conhecido como Jugoslávia).

1835: Hans Christian Andersen publica o seu primeiro livro de contos de fadas.

1640: Portugal restaura a sua independência de Espanha, depois de 60 anos de domínio espanhol. João IV torna-se rei de Portugal.