2000, 7 a 9 de Dezembro: O Conselho Europeu reúne-se em Nice, França. O Conselho congratula-se com a intensificação das negociações de adesão com os países candidatos e aprecia os esforços desenvolvidos por esses países para criar as condições para a adopção, implementação e aplicação efectiva do acervo; acolhe favoravelmente os progressos realizados na implementação da estratégia de pré-adesão para a Turquia. Debate ainda a política europeia de segurança e defesa, aprova a Agenda Social Europeia e debate a inovação e o conhecimento na Europa, entre outros assuntos. A Conferência Intergovernamental encerra com um acordo político relativo ao Tratado de Nice.

2000: Paralelamente ao Conselho Europeu de Nice, os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão proclamam solenemente a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

1981: A Espanha torna-se no mais novo membro da OTAN.

1962: O Príncipe Rainier III do Mónaco revê a constituição do principado, entregando algum do seu poder a conselhos consultivos e legislativos.

1937: Morre o poeta português Ary dos Santos. Nascera em 1984.

1924: Nasce o político português Mário Soares.

1909: Em França, uma nova lei fixa salários e condições de pagamento, numa primeira Lei do Salário mínimo.

43 A.C.: Morre o autor e político romano Cícero. Nascera em 106 A.C..