2001: A Comissão Europeia adopta um Livro Verde sobre a criação de um Procurador Europeu para a protecção penal dos interesses financeiros comunitários.

1998, 11 e 12 de Dezembro: O Conselho Europeu reúne-se em Viena, Áustria. Adopta as directrizes para o emprego para 1999, decide reforçar o processo de convergência das políticas de emprego na perspectiva dum Pacto Europeu de Emprego, fixa as condições da representação externa do euro, aprova o plano de acção para a criação dum espaço de liberdade, de segurança e de justiça e define uma estratégia para a organização dos trabalhos da União em 1999.

1994: Boris Ieltsin envia milhares de soldados para Tchechénia, república separatista russa.

1992, 11 e 12 de Dezembro: O Conselho Europeu, reunido em Edimburgo, Reino Unido, concede à Dinamarca as derrogações que lhe permitem submeter a ratificação do Tratado a um novo referendo. Aprova também o pacote Delors II e aceita que as negociações de adesão com a Áustria, a Suécia e a Finlândia sejam iniciadas a partir de 1 de Janeiro.

1992: Portugal ratifica o Tratado da União Europeia.

1981: Javier Pérez de Cuellar é eleito secretário-geral das Nações Unidas.

1942: A Alemanha nazi declara guerra aos Estados Unidos da América.

1941: A China declara guerra ao Japão, Itália e Alemanha.

1941: Cuba, Costa Rica, Nicarágua, República Dominicana e Guatemala declaram guerra à Alemanha e Itália.

1936: O rei Eduardo VIII do Reino Unido abdica da coroa para o irmão Jorge VI, para casar-se com Wallis Simpson. Esta opção é particularmente envolta em polémica porque Simpson é norte-americana e divorciada.

1931: O estatuto britânico de Westminster concede total independência legislativa ao Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Irlanda.

1917: Invadida pela Alemanha, a Lituânia proclama-se independente da Rússia. O país continua sob ocupação alemã até 1919, quando é novamente invadido pelos russos.

1792: É iniciado, em Paris, o julgamento de Luís XVI, rei deposto da França, condenado por alta traição e guilhotinado.

1566: Nasce o compositor português Manuel Cardoso. Morreria em 1650.